SERIGRAFIA:
Reproduzindo imagens com arte e ciência.
Professor
orientador: Alfredo Leal Trindade
APRESENTAÇÃO
Nossa
sociedade vive sua mais desenvolvida fase de reprodução de imagens. Essas
imagens vão da mais simples – adesivos em cadernos, as mais complexas – geradas
por computador simulando ambientes 3D.
Uma das artes que mais
sofreram influencia das novas tecnologias foram as Artes Gráficas. Desde seu
inicio na Europa no século XIV, começando pela xilogravura, calcogravura,
litogravura, fotografia e posteriormente a serigrafia e outras técnicas.
Neste projeto
trataremos apenas da técnica serigráfica por ser de mais fácil execução e
possibilita desenvolver nos alunos tudo que a arte nos proporciona enquanto
conhecimento e ciência, mas e principalmente promover o preparo do aluno
concluinte do ensino fundamental para o mercado de trabalho, visto que é um dos
objetivos também da LDB (1996) Artigo 22
– A educação básica tem por finalidade
desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores.
OBJETIVOS
GERAL
Promover a aproximação
entre Arte/Ciência através da técnica: serigrafia e a preparação dos alunos
concluintes do ensino fundamental maior no ramo de Arte Gráfica.
ESPECIFICOS
Relacionar Arte/Ciência
através do ensino de serigrafia partindo da construção e montagens dos
equipamentos para essa técnica gráfica.
Compreender a
cientificidade da arte através da ralação teoria/prática no processo gráfico.
Produzir trabalhos
gráficos de acordo com as técnicas ministradas nas aulas relacionando a cultura
de cada aluno.
MÉTODO
As aulas de serigrafia
seguirá o seguinte método: 1) levantamento dos materiais necessários; 2) o
conhecimento e várias técnicas de desenhos voltados para essa técnica de
reprodução de imagem; 3) o preparo de telas matrizes para pintura; 4) conhecer
as técnicas de revolução de telas; 5) técnicas de pinturas em diversos
materiais.
METAS
a) Conhecer a historia
da Arte Gráfica. b) conhecer e
desenvolver as técnicas serigráficas e de todos os materiais envolvidos em seu
processo. c) aplicabilidade da serigrafia em vários suportes.
RESULTADOS
Os alunos passaram a
conhecer outras tecnologias envolvendo a atividade artística, o processo
serigráfico como meio de expressão e um campo profissional.
CONCLUSÃO
O conhecimento técnico
cientifico através da arte/ciência melhora a compreensão do fazer artístico, possibilita
aos alunos um estreitamento na relação profissional na área – especificamente,
das Artes gráficas, desperta a criatividade, o pensamento estético e uma
ralação ampla com outras áreas de conhecimento.
BIBLIOGRAFIA
COSTA, Cristina. Questão de arte:
o belo, a percepção estética e o fazer artística, Moderna, São Paulo. 2004
JOHN,
A. Walker, sarah Chaplin. Una introducción a la cultura visual, Octaedro –
EUB. 2002
IVINS JR.W.M. Imagem Impressa y
conocimento – analisis de la imagem prefotografica. Barcelona: Editorial
Gustavo Gilli, s/d.
LDB – Lei de Diretrizes e bases
da Educação Nacional. 1996
MARTINS, Itajahi. Gravura: arte e
técnica.São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura. 1987.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de.
A trama das imagens, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1997
MOLES, Abraham. Arte e
Computador. Edições Afrontamentos, Porto. 1990
SILVA, Orlando. A Arte maior da gravura.
São Paulo: ESPADE, 1976.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR:
BAGILHOLE, Robin. Guia pratico de
gravura. Lisboa: Estampa, 1996
CAMARGO, Iberê. A GravuraSão Paulo:
Ed. Topal, 1975.
DOMINGO, Francsi. Princípios Técnicos
de Calcografia Manual. São Paulo: da Ed. Autor, 1956.
LEITE, Jose Roberto Teixeira. A
Gravura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Expressão 1966.
SILVA, Orlando da. A Arte Maior da
Gravura. São Paulo: Ed. Espade, 1976.
EM BREVE PASSO A PASSO
DO DESENHO A REPRODUÇÃO