Artes Gráficas


SERIGRAFIA: Reproduzindo imagens com arte e ciência.

Professor orientador: Alfredo Leal Trindade

APRESENTAÇÃO

Nossa sociedade vive sua mais desenvolvida fase de reprodução de imagens. Essas imagens vão da mais simples – adesivos em cadernos, as mais complexas – geradas por computador simulando ambientes 3D.
Uma das artes que mais sofreram influencia das novas tecnologias foram as Artes Gráficas. Desde seu inicio na Europa no século XIV, começando pela xilogravura, calcogravura, litogravura, fotografia e posteriormente a serigrafia e outras técnicas.
Neste projeto trataremos apenas da técnica serigráfica por ser de mais fácil execução e possibilita desenvolver nos alunos tudo que a arte nos proporciona enquanto conhecimento e ciência, mas e principalmente promover o preparo do aluno concluinte do ensino fundamental para o mercado de trabalho, visto que é um dos objetivos também da LDB (1996) Artigo 22A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

OBJETIVOS

GERAL
Promover a aproximação entre Arte/Ciência através da técnica: serigrafia e a preparação dos alunos concluintes do ensino fundamental maior no ramo de Arte Gráfica.
ESPECIFICOS
Relacionar Arte/Ciência através do ensino de serigrafia partindo da construção e montagens dos equipamentos para essa técnica gráfica.
Compreender a cientificidade da arte através da ralação teoria/prática no processo gráfico.
Produzir trabalhos gráficos de acordo com as técnicas ministradas nas aulas relacionando a cultura de cada aluno.

MÉTODO
As aulas de serigrafia seguirá o seguinte método: 1) levantamento dos materiais necessários; 2) o conhecimento e várias técnicas de desenhos voltados para essa técnica de reprodução de imagem; 3) o preparo de telas matrizes para pintura; 4) conhecer as técnicas de revolução de telas; 5) técnicas de pinturas em diversos materiais.

METAS
a) Conhecer a historia da Arte Gráfica.  b) conhecer e desenvolver as técnicas serigráficas e de todos os materiais envolvidos em seu processo. c) aplicabilidade da serigrafia em vários suportes.

RESULTADOS
Os alunos passaram a conhecer outras tecnologias envolvendo a atividade artística, o processo serigráfico como meio de expressão e um campo profissional.

CONCLUSÃO
O conhecimento técnico cientifico através da arte/ciência melhora a compreensão do fazer artístico, possibilita aos alunos um estreitamento na relação profissional na área – especificamente, das Artes gráficas, desperta a criatividade, o pensamento estético e uma ralação ampla com outras áreas de conhecimento.

BIBLIOGRAFIA
COSTA, Cristina. Questão de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artística, Moderna, São Paulo. 2004
JOHN, A. Walker, sarah Chaplin. Una introducción a la cultura visual, Octaedro – EUB. 2002
IVINS JR.W.M. Imagem Impressa y conocimento – analisis de la imagem prefotografica. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, s/d.
LDB – Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. 1996
MARTINS, Itajahi. Gravura: arte e técnica.São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura. 1987.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. A trama das imagens, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1997
MOLES, Abraham. Arte e Computador. Edições Afrontamentos, Porto. 1990
SILVA, Orlando. A Arte maior da gravura. São Paulo: ESPADE, 1976.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAGILHOLE, Robin. Guia pratico de gravura. Lisboa: Estampa, 1996
CAMARGO, Iberê. A GravuraSão Paulo: Ed. Topal, 1975.
DOMINGO, Francsi. Princípios Técnicos de Calcografia Manual. São Paulo: da Ed. Autor, 1956.
LEITE, Jose Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Expressão 1966.
SILVA, Orlando da. A Arte Maior da Gravura. São Paulo: Ed. Espade, 1976.

 
 
EM BREVE PASSO A PASSO
DO DESENHO A REPRODUÇÃO