Conteudos

6º ano

Elementos da linguagem visual

JUSTIFICATIVA
 As Artes Visuais não possuem assim como a escrita e a gramática, uma padronização, uma organização universal de seus elementos constituintes de mensagens visuais que possam torna-la uma língua falada e interpretada por todos. Mas, alguns elementos são usados em todos os trabalhos artísticos e não artísticos, são eles: os elementos visuais.
O conhecimento desses elementos, sua utilização, sua importância na construção e reconstrução de imagens amenizam o alfabetismo visual, “A visão é natural; criar e compreender uma imagem é natural, até certo ponto, mas a eficácia, em ambos os níveis, só pode ser alcançada através de estudo” (Donis, 1999)
O mesmo autor considera a necessidade de aprendermos a lermos uma imagem.A sintaxe visual existe. Há linhas gerais para a criação de composições. Há elementos básicos que podem ser aprendidos e compreendidos por todos os estudiosos dos meios de comunicação visual, sejam eles artistas ou não, e que podem ser usados, em conjunto com técnicas manipulativas, para a criação de mensagens visuais. (Donis, 1999)
Portanto, nessa série começaremos com os elementos básicos da linguagem visual: o ponto, linha, o tom, a cor, a textura dentre outros, ordenados em sequencia para a melhor compreensão e construção de linguagens artisticas.

Objetivos
Geral: reduzir o analfabetismo visual através do estudo dos elementos visuais e de sua aplicação em trabalhos artísticos.
Específicos
            Conhecer os elementos visuais
            Compreender a construção e uso dos elementos visuais
            Produzir trabalhos artísticos com os elementos visuais.

Conteúdo
·         Classificação e características das linguagens artísticas.
Teatro, dança, música, arquitetura e artes visuais.
Conhecer as especificidades de cada arte e seu campo de ação.
·         Noção básica de composição.
Conceito de composição – bi e tridimensional.
Reconhecer os tipos de organização do espaço bi e tridimensional.
·         Os elementos visuais.
Ponto, linha, forma, cor, volume, textura, luz, sombra, ritmo, perspectiva paralela.
Identificar visualmente os elementos básicos de uma composição.
·         A linha e a forma no desenho.
Reta, curva, mista, quebrada, horizontal, vertical, inclinada.
Perceber como as linhas formam as imagens e podem ser usadas para expressar ideias.
·         A cor.
Teoria das cores (primárias, secundárias, quentes e firas).
Compreender as cores como possibilidade de manifestação plástica e visual.
·         Textura.
Tátil e visual.
Compreender a textura como recurso gráfico.
·         Volume.
Noções de perspectiva.
Analisar e identificar formas com volume no espaço bi e tridimensional.
·         Ponto.
O ponto como recurso gráfico.
Compreender que o ponto faz parte da construção de imagens impressas e nos meios eletrônicos.
·         Forma.
Superfícies – formas geométricas planas.
Reconhecer e identificar as formas geométricas planas como construtora de imagens.
·         Luz e sombra.
Estudo da luz e da sombra do objeto e projetada.
Compreender a luz e sombra como recurso gráfico na construção de imagens.
·         Ritmo.
Característica do ritmo nas artes visuais.
Conhecer as diversas características do ritmo como recurso gráfico.
·         Perspectiva.
Técnica de simulação de objetos em 3D no plano bidimensional e perspectiva paralela
 
7o ano

Justificativa

A arte desenvolve a sensibilidade, percepção e imaginação. Tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar a e conhecer trabalhos produzidos por outros alunos e em outras colunas.
Conhecer a arte de outras culturas, o aluo poderá compreender a realidade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para valorização do que lhe é próprio e favorece abertura à riqueza e a diversidade da imaginação humana (PCNs 1997)

Objetivos
Geral: estimular a sensibilidade, percepção e imaginação.
Especifico:
Conhecer os elementos visuais para uma melhor composição
Compreender a arte como um produto cultural
Produzir trabalhos artísticos com os elementos visuais e percebe-los nas linguagens visuais

Conteúdos
·         Elementos visuais subjetivos: ritmo, contraste, positivo, negativo, simetria e assimetria.
Identificar visualmente os elementos de uma composição; aplicando sues conceitos na leitura de imagens.
·         Cor: policromia, monocromia, cores análogas, cores complementares, contraste, tonalidade.
Compreender o uso da cor nas diversas áreas da arte.
·         Perspectiva: paralela e cônica
Conhecer e aplicar essa técnica na simulação de ambiente 3D no plano bidimensional.
·         Pintura: na Idade Média, Renascentista e barroca.
Diferenciar as pinturas de acordos com os estilos através da forma, estilo e conteúdo.
·         A linha e a forma no desenho – HQs como manifestação visual, desenho sequenciado.
·         Formas geométricas planas em composições artísticas.
Reconhecer as formas bidimensionais em composições artísticas.
·         Formas geométricas tridimensionais
Reconhecer as formas geométricas em composições artísticas tridimensionais.
·         Historia da arte: movimentos artísticos do século XXVII a XIX.

8º ano

Justificativa

O estreitamento da relação Arte e Ciência ficou evidente com o advento da indústria e do movimento cultural “Renascimento”. Os artistas desse período tornaram-se verdadeiros cientistas e algumas pesquisas cientificas auxiliaram para novas técnicas artísticas: a imprensa e o surgimento de técnicas de reprodução de imagens – artes gráficas são uma delas.
Através da arte podemos estabelecer relações mais amplas com determinados assuntos. Estudar a relação entre a arte e ciências é estudar a cientificidade da arte, suas técnicas e tecnologias.

Objetivos
Geral: estudar a cientificidade da arte
Específicos:
Compreender a relação entre a arte e a ciências.
Conhecer as experiências que contribuíram para a inovação de técnicas artísticas.
Produzir trabalhos artísticos que comprovam experimentações artísticas.

Conteúdos
·         Cor: quentes, frias, policromia, análogas, complementares, contrastes, tonalidade.
Compreender de que forma se aplica a cor em diversas áreas de arte
·         Cor luz: fragmentação da luz branca – disco de Newton.
Conhecer a teoria da fragmentação da luz branca e sua aplicação desse conhecimento na produção de imagens em aparelhos eletrônicos.
·         A arte renascentista: caixa escura, perspectiva.
Conhecer a relação entre a arte e ciência.
·         Ver e perceber: o funcionamento dos olhos: Anatomia dos olhos, estudo sobre a reflexão da luz.
Conhecer o funcionamento dos olhos diferenciar o ver e o perceber e estudo de óptica
·         Fotografia: transformação da luz em imagem.
Compreender o processo cientifica e artístico da fotografia.
·         Cinema: estudo da arte cinematográfica
Compreender o processo técnico cientifico e artístico do cinema.
·         Animação: estudar as técnicas de animação.
Compreender o processo técnico de animação.

9º ano
Justificativa
 
Desde que o homem começou a fazer arte, ela tornou-se atividade constante na vida de algumas pessoas e ao longo da história foram se profissionalizando e ganhando prestígios com seus trabalhos.
Com o advento da indústria, foram criados novos instrumentos que possibilitaram o surgimento de novas técnicas na arte. Esses novos processos de criação fizeram surgir na Europa, matrizes responsáveis pela produção e reprodução, tanto de texto como de imagem, inaugurando a imprensa e abrindo caminho para produções independentes de artistas que investiram nas artes gráficas como processo criativo.
Hoje algumas profissões nas artes gráficas e algumas atividades artísticas continuam atreladas ao inicio do processo da industrialização da arte. Portanto, esse programa visa orientar o aluno ao campo profissional que a arte oferece, visto que: A arte também está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividade; o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos. (PCNs 1997)

Objetivos
Geral: conhecer as técnicas de artes gráficas e o processo de industrialização da arte.
Específicos:
Conhecer a origem das artes gráficas.
Compreender o processo de industrialização da arte.
Construir matrizes capazes de reproduzir imagens.

Conteúdos:
·         Origem das artes gráficas.
Compreender a produção de imagem na pré-história, antiguidade, clássica – invenção da escrita, materiais de armazenamento de informações e sistema de reprodução de imagens.
·         Técnicas de reprodução de imagens pré-fotográficas (xilogravura, calco gravura, e litogravura).
Conhecer as técnicas de reprodução de imagem.
·         A origem das impressoras.
Conhecer a origem e as técnicas de impressão.
·         Fotografia
Conhecer as técnicas gráficas que usam a fotografia no processo de suas matrizes.
·         Serigrafia.
Conhecer o processo de produção e reprodução de imagens através da serigrafia.
·         Arte e indústria
Op-art e Pop-art – identificar os ícones e símbolos industriais na Op-art e na Pop-art.
·         A linguagem visual na sociedade moderna.
Logomarca, logotipo, cartaz, outdoor e design – conhecer as diferenças, técnicas e características nos mais diversos processos gráficos atuais.

 

1º ano Regular e EJA
Justificativa
A arte é uma Área de Conhecimento. Essa nova perspectiva no ensino possibilita o relacionamento entre todas as outras áreas e propõe uma aprendizagem ampla que requer do aluno conhecimento de diversas linguagens, códigos e suas tecnologias, além do que requer leitura e interpretação da leitura.
Isso está visivelmente no uso de charges, recortes de revistas ou jornais, publicidades, textos da internet, pinturas, esculturas, fotos em provas de concursos especificamente no ENEM exigindo do aluno leitura de imagens nas mais diversas mídias. Porém, precisamos aprender a observar uma imagem da mesma forma que precisamos aprender a ler e a escrever. Na experiência visual, à medida que você aprender a ver, observar e apreciar, vai descobrir a importância da arte.
 
 
Objetivos
 
Geral
 
 
Proporcionar ao aluno um conhecimento mais amplo da Arte como área de conhecimento e com linguagem do mundo contemporâneo.
 
 
Específicos
 
  • Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação.
  • Identificar através de imagens os estilos artísticos ocorridos no Brasil e relaciona-las com outras áreas de conhecimento.
  • Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

 
Conteúdo
  • Um pouco da história da arte Europeia – períodos e estilos.
  • Arte e suas linguagens
  • Diversidade e pluralidade cultural
  • Arte e cultura
  • Sociologia da arte
  • Estética
  • Funções da arte
  • As Artes visuais e seus códigos
  • Arte brasileira
    • Arte brasileira: períodos e estilos.
    • Arte pré-histórica no Brasil
    • Arte indígena no Brasil
    • Arte colônia Brasileira
    • Arte barroca brasileira
    • Os artistas viajantens
    • Arte acadêmica
    • Arte moderna no Brasil
    • Arte contemporânea brasileira
 
Avaliação em todas as níveis
 
 
Os alunos serão avaliados individualmente através de prova objetiva e de multipla escolha, trabalhos de pesquisas extraclasse  e em grupo quando participarem de seminarios ou apresentacão de trabalho de pesquisa e será acumulativa.